Avenida Presidente Kennedy, nº 601 , Aeroporto - RIO CLARO/SP

História

Através da iniciativa de um grupo de entusiastas da aviação, que defendiam a criação de uma Escola de Pilotagem em Rio Claro-SP, surgiu a então Escola Municipal de Aviação (EMA). Quando Getúlio Vargas criou o Ministério da Aeronáutica, aquela passou a se chamar, oficialmente, Aeroclube de Rio Claro. A sua fundação é datada de 14 de Abril de 1939, tendo sua primeira turma de pilotos brevetados nesse mesmo ano.

Um dos berços da acrobacia aérea no Brasil, o Aeroclube de Rio Claro teve como um de seus pilotos e instrutores o famoso acrobata Alberto Bertelli o qual, pilotando o Bücker de propriedade da entidade, lançou, mundialmente, o nome do Aeroclube. Além de Bertelli, vários lendários pilotos foram formados, ou voaram por aqui, dentre os quais os acrobatas Coaracy de Oliveira e Lídio Bertolini Neto; Almerindo Luiz Zotarelli, piloto mais jovem a pilotar uma aeronave no Brasil, com apenas 14 anos; Cláudio Eduardo Schmidt campeão brasileiro e pan-americano de voo a vela, dentre muitos outros.

Um dos mais tradicionais do Brasil, continua com sua vocação em formar aviadores. Possui uma frota de aeronaves de diversos tipos (aviões e planadores), sendo referência a sua qualidade de ensino, padronização e a segurança operacional.