Avenida Presidente Kennedy, nº 601 , Aeroporto - RIO CLARO/SP

Piloto de Planador

PILOTO DE PLANADOR

DESCRIÇÃO:

PRÉ-REQUISITOS:

– 16 anos completos

– Ensino fundamental completo

– Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 4ª Classe

  

PARTE TEÓRICA:

O aluno prestará prova junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC das matérias técnicas, visando a obtenção do seu Certificado de Conhecimento Teórico – CCT. Essa prova é composta por 100 questões (testes de múltipla escolha), sendo 20 por matéria. Para ser aprovado é necessário um aproveitamento mínimo de 75% em cada matéria.

O aluno poderá estudar por conta própria, ou matricular-se no curso de Piloto Privado de Avião, caso deseje aprofundar os seus conhecimentos e obter maiores chances de sucesso na aprovação.

  

TÉCNICAS

– Conhecimentos Técnicos de Aeronaves

– Teoria de Voo

– Regulamentos de Tráfego Aéreo

– Meteorologia

– Navegação Aérea (Visual)

  

PARTE PRÁTICA:

Esse é o momento no qual o aluno assumirá os comandos do planador. A grade prática é composta por, no mínimo, por 30 reboques com instrutor credenciado e 15 reboques solo, dento dos quais são exigidas 15 horas em voo duplo comando e 10 horas em voo solo.

Caso o aluno seja titular de uma licença de piloto de avião, o total de reboques é reduzido para 15 com instrutor habilitado e 10 em voo solo, sendo que dentro destes é exigido um mínimo de 10 horas em duplo comando e 10 horas solo.

Além de instrutores bastante experientes, o Aeroclube de Rio Claro conta com dois examinadores credenciados junto à ANAC, proporcionando maior comodidade e agilidade para obtenção da Licença de Piloto Privado.

  

AERONAVES:

– 01 Nhpaecan (IPE-02B)

– 01 Grob Acro (G103)

– 02 Quero-Quero (KW1)